A Comissão Processante de Impeachment da Câmara de Porto Alegre anunciou que dará seguimento ao cronograma de julgamento após o prefeito Nelson Marchezan Jr. ter recusado depor em sessão marcada para esta sexta-feira. A posição do prefeito foi publicada nas redes sociais cerca de meia hora antes do agendamento do depoimento, às 9h. De acordo com o presidente da Comissão, o vereador Hamilton Sossmeier, o grupo precisará ainda ouvir os quatro denunciantes no processo, por decisão judicial.
“Estaremos diligenciando nesse sentido, porém, a referida decisão, não impedia a realização do depoimento do Prefeito. Sendo assim, amparados legalmente, a Comissão reuniu-se no dia de hoje para tal solenidade”, disse em nota ao ressaltar que Marchezan não compareceu por “opção pessoal”. O parlamentar afirmou que a Comissão respeita a posição do gestor e que dará seguimento no rito, até então previsto para ser concluído no mês que vem.
Nas redes sociais, o prefeito acusou os parlamentares de cometerem “mais um atropelo do processo legal” ao agendarem a oitiva. Marchezan argumentou que a Comissão deve ouvir os autores da denúncia antes de seu depoimento, conforme determinação da Justiça publicada essa semana. Em nota, disse que ainda irá prestar esclarecimentos para a população perante a Comissão, mas isso só deverá ocorrer, segundo ele, em um “momento legal adequado”.