No primeiro dia de reabertura, escolas estaduais recebem poucos alunos e reforçam estoque de EPIs

Grande parte das instituições seguiu de portas fechadas em Porto Alegre

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Mesmo com retomada prevista para esta terça-feira (20), a maior parte das escolas estaduais instaladas em Porto Alegre continuou com os corredores vazios. O atraso na entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e de higiene fez com que as aulas das turmas de Ensino Médio e Técnico acontecessem, mais uma vez, só pela Internet.

A reportagem do Correio do Povo visitou quatro colégios durante a manhã. Em todos eles, a movimentação ficava por conta dos funcionários, que ainda organizavam os materiais enviados pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Em alguns casos, a carga só foi descarregada na metade da manhã que deveria ter sido marcada por reencontros.

A maior escola do Rio Grande do Sul, o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, tem 1342 alunos aptos a voltarem a partir de hoje. Por lá, os materiais chegaram por volta das 9h30min. “Nós vamos nos reunir de novo com a comunidade escolar para avaliar quais serão os próximos passos”, afirma a diretora Maria Berenice Alves.

Em entrevista ao Direto ao Ponto, da Rádio Guaíba, a professora afirmou que essa não é a hora ideal de receber os alunos presencialmente. “Nós temos uma escola central, alunos que moram em todos os bairros de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Os nossos estudantes tem até que pegar ônibus”, pondera.

Portas fechadas

O panorama encontrado no Júlio de Castilhos se repetiu em várias outras instituições. A Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles e o Colégio Estadual Inácio Montanha contaram com funcionários trabalhando in loco, apesar de não terem recebido os EPIs à tempo de iniciar as atividades. O Instituto Estadual Rio Branco ficou de portas fechadas.

A SEDUC ainda não divulgou um balanço da adesão registrada nesta terça-feira. Na semana passada, os professores da rede protestaram contra o retorno das aulas. Um termo de responsabilidade, solicitando que o governador Eduardo Leite se responsabilizasse pelas vidas dos alunos e professores, foi entregue.

Segundo o CPERS-Sindicato, até agora não houve nenhum retorno a respeito da assinatura do documento. O calendário de retorno prevê que, na semana que vem, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental voltem às escolas. Já os estudantes dos anos iniciais devem retomar as atividades normais em 12 de novembro.