Vanazzi recorre de decisão que impugnou candidatura à reeleição em São Leopoldo

Petista foi condenado, em 2017, pelo crime de improbidade administrativa

Foto: Ary Vanazzi / Divulgação

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), segue realizando atos de campanha mesmo após ter tido sua candidatura à reeleição impugnada pela Justiça. A decisão, publicada na quarta-feira (14) pela juíza Luciana Beledelli, da 51ª Zona Eleitoral, levou em consideração ações impetradas pelo Ministério Público Eleitoral e por outros postulantes ao cargo.

O motivo seria a condenação de Vanazzi pelo crime de improbidade administrativa, em 2017. À época, o petista foi acusado de manipular um concurso público para beneficiar um aliado. O prefeito de São Leopoldo, entretanto, ainda tem recursos referentes ao caso em andamento nas esferas superiores.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o advogado de Vanazzi, Jader Marques, garantiu que vai recorrer da decisão. “Vanazzi é ficha limpa. A nossa confiança na Justiça Eleitoral irá de manter essa candidatura para que os leopoldenses, de forma livre, possam escolher mais uma vez o prefeito como aquele que vai conduzir o destino dessa cidade”, pontua.


Histórico

Em 2016, Ary Vanazzi também disputou a prefeitura de São Leopoldo enquanto enfrentava questionamentos judiciais referentes ao mesmo caso. Eleito com 30,26% dos votos válidos, o petista tomou posse sob judicie – e teve de recorrer às esferas superiores para se manter no poder. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só deferiu a candidatura em 2018.