Prefeitura apresenta modelo dos novos abrigos de ônibus da Capital

Abertura dos envelopes dos interessados está prevista para 30 de outubro

A Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE) divulgou, nesta terça-feira, um modelo-referência para os novos abrigos de ônibus de Porto Alegre. Embora a imagem não necessariamente reflita o modelo final instalado, já que a futura concessionária terá liberdade arquitetônica para desenhar o abrigo, ela serve para mostrar os itens obrigatórios do abrigo, entre os quais se incluem câmera de segurança, presente em 100 paradas, e painel de próximas chegadas, a ser instalado em pelo menos 150 pontos.

A concessão parte da oferta mínima de 1.144 abrigos em 813 paradas podendo chegar ao máximo de 5.325 em 4.163 pontos. Um dos modelos apresentado mostra um abrigo de 4×2 metros com quatro lugares e espaço para cadeirante, três entradas USB, painel informativo, piso podo tátil, cobertura, iluminação, fechamento posterior e na lateral, além do painel publicitário, que servirá como fonte de receitas da concessionária no futuro contrato.

Um segundo modelo tem metragem de 3×2 metros, três bancos e não possuir entradas USB, mas possui todos os demais itens. O investimento mínimo previsto é de R$ 29 milhões e o custo de manutenção está estimado em R$ 339 milhões. A abertura dos envelopes dos interessados está prevista para 30 de outubro e o critério de julgamento para o vencedor é a maior oferta de abrigos. O contrato da concessionária com a prefeitura será de 20 anos.

Confira os modelos: