O fluxo lento da BR 290 complicou o retorno de motoristas que decidiram deixar os litorais gaúcho e catarinense, na noite desta segunda-feira, em direção de Porto Alegre. Até as 20h, a CCR Viasul, concessionária que administra a via, já havia contabilizado ao menos 53 mil veículos transitando na mesma direção.
Segundo a concessionária, o volume de fluxo nas vias e acostamento da BR 290 não se concentrou apenas à noite. O início da tarde também teve movimentação intensa e congestionamento de até 20 quilômetros, desde a região Metropolitana.
No entanto, a concessionária já monitora apenas pontos isolados de lentidão. Até as 22h, não havia uma estimativa oficial de carros que ainda podem utilizar a rodovia ao longo da terça-feira, no retorno do feriadão.
Com o estreitamento de uma via, devido obras na nova ponte do Guaíba, o acesso para Porto Alegre tinha o maior volume de veículos por volta das 21h45min. Para aliviar o tráfego lento, a CCR liberou o acostamento da via.
Nesse mesmo horário, o número de veículos por minuto no tráfego da FreeWay era de 95 no pedágio de Santo Antônio da Patrulha e 143, no pedágio de Gravataí. Mais cedo, ambos os pontos chegaram a registrar mais de 150 veículos por minuto cada.