Escolas da rede municipal voltam a oferecer refeições para 66 mil alunos em Porto Alegre

Adesão ao calendário de aulas presenciais ainda é baixa

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Dando continuidade ao calendário de retomada das aulas presenciais em Porto Alegre, a Prefeitura da Capital volta a disponibilizar refeições nas escolas de nível fundamental, médio e especial nesta terça-feira (13). Segundo a Secretaria Municipal da Educação (Smed), 66 mil alunos serão beneficiados.

O retorno das atividades nos refeitórios antecede, em uma semana, a volta dos estudantes às instituições – que está marcada para a próxima segunda-feira (19). Na semana passada, as crianças matriculadas na Educação Infantil de Porto Alegre tiveram as suas primeiras aulas presenciais desde março.

A novidade ainda não teve adesão massiva na Capital. O último balanço divulgado pela Smed aponta que apenas 8% dos alunos da rede municipal e comunitária optaram por retornar às escolas. Na rede privada, os números são melhores: 50%. Entretanto, são poucas as instituições particulares que já reabriram as portas.

Recursos

Segundo a Prefeitura, as escolas municipais de Porto Alegre receberam uma verba de R$ 2,5 milhões para a compra de materiais para a proteção contra o coronavírus. Enquanto isso, as instituições comunitárias vinculadas à administração da cidade tiveram repassado o valor integral referente ao mês de setembro, totalizando mais de R$ 12,6 milhões.

Calendário

13 de outubro – alimentação em todas as outras escolas, atividades de apoio (fundamental, médio e especial)
19 de outubro – retorno do ensino fundamental 1, especial e EJA (ensino municipal)
3 de novembro – retorno do ensino fundamental 2, especial e restante do ensino médio