Enfrentar o Santos na Vila Belmiro já foi uma das tarefas mais árduas e indigestas para o Grêmio, que dificilmente vencia por lá. Antigamente, o confronto na casa do Peixe causava apreensão aos torcedores gremistas. Nos últimos cinco anos, no entanto, a história mudou. Neste domingo, a partir das 16h, Grêmio e Santos se encontram no lendário estádio santista pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o Tricolor tentará manter o retrospecto positivo dos duelos recentes na Vila.
De 2015 a 2019, o Grêmio enfrentou o Santos fora de casa cinco vezes, com duas vitórias, dois empates e uma derrota. O triunfo mais significativo aconteceu no ano passado, quando o time de Renato Portaluppi aplicou 3 a 0 na Vila Belmiro, gols de Everton, Luan e Pepê. Dos três, apenas o último estará em campo neste domingo.
O grupo ganhou confiança após a vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, no meio de semana. Mas a vitória, acompanhada de boa atuação, ainda não apareceu neste Campeonato Brasileiro. Um dos motivos, segundo o técnico Renato Portaluppi, é o excesso de jogadores afastados por problemas médicos e a consequente falta de entrosamento.
Ao menos na questão dos desfalques, o treinador já pode vislumbrar a escalação do time ideal muito em breve. Geromel, Kannemann e Jean Pyerre estão recuperados da Covid-19 e voltaram a treinar na sexta-feira. A utilização deles na Vila Belmiro é improvável, já que os três acabaram tendo um déficit físico em função do tempo parados.
Alisson mais uma vez deve desfalcar a equipe. Matheus Henrique, suspenso, também está fora. Há dúvidas por questões de escolha do treinador. Orejuela volta na lateral direita, no lugar de Victor Ferraz. Na esquerda, Cortez e Diogo Barbosa brigam pela vaga. O primeiro é melhor no quesito defensivo, mas não tem o apoio tão qualificado quanto o segundo.
Com a ausência de Matheus Henrique, cresce a possibilidade de Maicon iniciar a partida em Santos, já que o meio-campo ficaria muito desfalcado sem a presença de ambos. O jogador treinou normalmente neste sábado, na última atividade do Grêmio, e deve estar à disposição. Darlan também deve retornar.
Campeonato Brasileiro 2020 – 15ª rodada
Santos
João Paulo; Pará, Luiz Felipe (Lucas Veríssimo), Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Diego Pituca, Madson (Alison) e Jean Mota (Marinho); Arthur Gomes e Kaio Jorge. Técnico: Cuca
Grêmio
Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda, David Braz e Diogo Barbosa (Bruno Cortez); Lucas Silva, Maicon, Darlan e Luiz Fernando (Everton); Pepê e Diego Souza.. Técnico: Renato Portaluppi.
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e hora: 11/10, às 16h