Prefeitura adia início da operação de novos pardais em Porto Alegre

Previsão é de que o sistema entre em vigor no dia 26 de outubro

Foto: Joel Vargas/PMPA

Os 25 controladores eletrônicos de velocidade que deveriam começar a funcionar nesta sexta-feira (02) em Porto Alegre tiveram o início de sua operação adiado pela Prefeitura. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a mudança atende a um pedido da própria companhia responsável pela instalação dos pardais, a Focalle Engenharia Viária Ltda.

A chuva registrada nos últimos dias e a necessidade de alteração nos projetos são os motivos do adiamento. A previsão, agora, é de que o sistema entre em vigor no dia 26 de outubro. Por outro lado, o prazo final do contrato – que prevê a entrega de 53 pontos de monitoramento – continua o mesmo: 16 de novembro.

Os equipamentos adquiridos pela prefeitura são capazes de fazer a leitura das placas dos veículos. A promessa é de que eles ajudem a reduzir o número de acidentes registrados nas ruas e avenidas de Porto Alegre, já que as vias onde há monitoramento do tipo na cidade tiveram, em média, uma redução de 87% nas ocorrências desde a instalação.

Com a novidade, o número de pontos onde há a aplicação automatizada de multa por excesso de velocidade na Capital vai subir para 132. A Prefeitura considera os pardais como parte do sistema de cercamento eletrônico, que monitora, em tempo real, mais de um milhão de registros através do Centro Integrado de Comando do município.