Mais duas agências do INSS voltam a realizar perícias no RS

As últimas a retomarem os trabalhos foram as de Campo Bom e Nova Prata

Duas semanas depois da determinação de retorno dos médicos peritos às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 23 unidades do órgão no Rio Grande do Sul já estão realizando os exames normalmente. As últimas a retomarem os trabalhos foram as de Campo Bom e Nova Prata.

Cinco atendimentos já foram realizados na cidade do Vale do Sinos – que conta, no momento, com apenas um profissional. O outro médico perito que atua no local faz parte de um dos grupos de risco da Covid-19 e continua em regime de teletrabalho. Enquanto isso, o município da Serra Gaúcha tem três exames marcados para essa quinta-feira.

Todas as agências foram vistoriadas

Segundo o INSS, todas as agências habilitadas para realizarem perícias passaram pela vistoria dos médicos peritos federais – uma das exigências da categoria para que os atendimentos fossem retomados. Mesmo assim, pelo menos seis unidades ainda estão fechadas por causa da falta de efetivo.

Em Santa Cruz do Sul, dois dos quatro médicos já deveriam ter retornado ao posto, mas ainda não compareceram ao trabalho. Já em Garibaldi, que tem apenas um perito, a rotina vai demorar para ser normalizada já que o profissional sofreu um acidente, e ainda não conseguiu retornar.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, também estão fechadas as agências de Montenegro (3 peritos), Novo Hamburgo (12), Três de Maio (1) e Sapiranga (2).

INSS tem até segunda-feira para aderir à telemedicina

O Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou, ontem, que o Instituto Nacional de Seguro Social tem mais cinco dias para elaborar um protocolo de perícias médicas à distância. A decisão atende a um pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que manifestou preocupação quanto ao possível aumento da judicialização por falta de perícia médica.