O Gabinete de Crise que trata dos assuntos relacionados à pandemia de coronavírus no Palácio Piratini se reuniu, nesta quinta-feira (01), para definir o formato de retorno das aulas presenciais em Porto Alegre. E o calendário da Prefeitura, que prevê a retomada de algumas turmas na próxima segunda-feira, ficou condicionado à divulgação do novo mapa de distanciamento controlado amanhã.
Como a região da Capital está a apenas uma semana na bandeira laranja, que representa o risco médio de transmissão da Covid-19, ela vai precisar se manter no mesmo patamar para que o plano seja colocado em prática. A autorização do Governo do Estado vale para as turmas de nível Infantil, Médio, Superior e Técnico, dentro que já estava previsto pela administração municipal.
Mais de 380 mil pessoas devem passar a circular nas ruas de Porto Alegre, diariamente, por causa do retorno.
Calendário em Porto Alegre
Como as escolas estaduais têm um calendário próprio, com a volta dos alunos de Ensino Médio às salas de aula no dia 13 de outubro, só os estudantes desse nível matriculados na rede municipal e privada de Porto Alegre terão o reinício das atividades presenciais na semana que vem.
5 de outubro: Ensino Infantil, Profissionalizante, 3º Ano do Ensino Médio e EJA (rede privada)
19 de outubro: Ensino Fundamental 1, Especial e EJA (rede municipal)
3 de novembro: Ensino Fundamental 2, restante do Ensino Médio e Especial