A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal voltou a comentar sobre o índice de desmatamento da Amazônia – levantado, até mesmo, pelos candidatos à presidência dos Estados Unidos nesta semana. Em entrevista ao programa Bom Dia, da Rádio Guaíba, na manhã desta quinta-feira (01), Tereza Cristina afirmou que o Brasil não é culpado do problema.
“Claro que nós temos mazelas, mas não é só no Brasil, não. Se você comparar a matriz energética à base de carvão e combustíveis fósseis usada na Europa com a daqui, por exemplo, nós temos uma das melhores taxas de uso de energia limpa. A agricultura emite poluentes, mas não representa nem 25% do total mundial”, defende a ministra.
Durante a cúpula da biodiversidade da ONU, ontem, o presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que não ratificará o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia por causa da questão ambiental. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a taxa de desmatamento na Amazônia subiu 34% em comparação com o ano passado.
Ainda de acordo com o órgão, que faz o monitoramento da região a partir de satélites, mais de 9,2 mil quilômetros quadrados da floresta foram derrubados entre julho de 2019 e o mesmo mês de 2020. A área equivale a seis vezes o tamanho de São Paulo, a maior cidade do país.
Ministra comemora superação de ‘ano difícil para o agro brasileiro’
Mesmo em meio à crise do novo coronavírus, que impôs desafios logísticos e financeiros para todos os setores da economia, o agronegócio brasileiro continuou crescendo. Só no primeiro semestre do ano, o PIB do Agro avançou 5,6% em relação a 2020, com direito a superávit recorde nas exportações.
“Nosso maior desafio no início foi a garantia da proteção dos caminhoneiros, para que eles pudessem continuar trabalhando. O fechamento de algumas estradas e postos de gasolina também atrapalhou. Mas a pandemia nos ensinou muito, e nada deixou de ter uma solução”, comemora Tereza Cristina.
Tereza Cristina será homenageada na Expointer Digital
A ministra participa, nesta sexta-feira (2), da solenidade de abertura da Expointer Digital. Ela estará no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, desde o início da manhã. Tereza Cristina tem, ainda, outras duas agendas confirmadas no evento: a Jornada Nespro e a entrega da Medalha Brossard, da Febrac, na qual será homenageada.