Embaixador do Brasil nos EUA afirma que eleições americanas não alteram relação entre países

Indicado ao cargo em novembro, Nestor Forster Junior teve seu nome aprovado pelo Senado na semana passada

Foto: Divulgação/Itamaraty

A poucas horas do primeiro debate presidencial nos Estados Unidos, entre Donald Trump e Joe Biden, o governo brasileiro se diz tranquilo quanto ao futuro das relações junto ao país norte-americano. A avaliação é de que, apesar da proximidade ideológica entre Trump e Jair Bolsonaro, o vínculo Brasil-Estados Unidos tem força, principalmente, devido às semelhanças culturais.

O embaixador brasileiro nos EUA, Nestor Forster Júnior, afirmou hoje em entrevista ao programa Bom Dia, da Rádio Guaíba, que até mesmo a Constituição dos dois países tem fundamentos parecidos. “Se houver uma mudança na Casa Branca, obviamente haverá uma alteração de ênfase na relação. Mas isso não vai afetar, fundamentalmente, o caráter do vínculo”, ressalta.

Indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro, Forster teve seu nome aprovado pelo Senado, após sabatina, na semana passada. O novo embaixador também deixou claro que, mesmo com foco no relacionamento entre Brasil e EUA, vai se manter atento ao surgimento de novas potências. “Levamos em conta o cenário internacional mais amplo. O nosso foco é o interesse nacional”, destaca.

Aproximação entre Trump e Bolsonaro acontece desde campanha

Eleito em 2016, o presidente americano começou a se aproximar de Bolsonaro enquanto o político ainda era candidato ao Palácio do Planalto, há dois anos. Desde então, o brasileiro já foi recebido na Casa Branca e, no último dia 4 de julho, almoçou na residência do embaixador norte-americano em Brasília, Todd Chapman.

Mesmo assim, Trump já fez críticas à gestão bolsonarista, especialmente com o agravamento da crise provocada pelo novo coronavírus. Em um comício, o republicano afirmou que “o Brasil não estava indo bem no controle da doença”. Os Estados Unidos tem o maior número de casos e mortes provocadas pela Covid-19 no mundo.