Alunos do Colégio Militar passam por teste de coronavírus em primeiro dia de atividades presenciais

Previsão é de que aulas sejam mantidas em ambiente virtual até 13 de outubro

Foto: Guilherme Testa/CP

Pela primeira vez em seis meses, os alunos do Colégio Militar de Porto Alegre estiveram na sede da instituição nesta segunda-feira (28). Ao menos 85 dos 139 estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Médio compareceram voluntariamente ao local para receber orientações visando a retomada das aulas presenciais.

A atividade vai se repetir ao longo de toda a semana. “Fizemos uma pequena conversa com eles sobre as possibilidades, avisamos do recesso escolar na semana que vem, e ofertamos um teste de Covid-19 aos alunos”, relata o comandante do Colégio Militar da Capital, coronel Saul Marques Machado Júnior.

Apenas um estudante recusou o exame, alegando ter outro compromisso. A ideia é que as aulas voltem a acontecer, presencialmente, logo depois das férias – que vão até o dia 12 de outubro. Por causa do feriado de Nossa Senhora da Aparecida, o retorno está marcado, efetivamente, para a terça-feira (13).

Isso depende de um parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que voltou a questionar os protocolos enviados pela instituição hoje. “Nós estamos apresentando as novas salas de aula, já que as turmas precisarão ser divididas pela metade”, conta Machado Júnior.

PGE prometeu acionar Justiça em caso de descumprimento de decreto

Há pouco mais de uma semana, a PGE notificou os colégios militares de Porto Alegre e Santa Maria depois de o Ministério da Defesa autorizar a volta das atividades nas instituições a partir de 21 de setembro. Ainda não há um calendário previsto pela unidade que fica na Região Central do Estado.