Mundo se aproxima de 1 milhão de mortes por covid-19, segundo OMS

Organização acredita que marca pode ser superada na terça-feira (29). Américas, Sul da Ásia e África são regiões mais afetadas pelo coronavírus

Foto: Alina Souza / CP

O número de mortes por covid-19 em todo o mundo é de quase 1 milhão, precisamente de 991.224, segundo dados divulgados neste domingo (27) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que informou também que o total de casos de coronavírus chegou a 32,7 milhões.

No sábado (26), mais de 316 mil pessoas deram positivo em testes para o coronavírus, o segundo maior número até agora em uma pandemia, e houve 5,7 mil mortes. Com isso, a organização acredita que a marca de 1 milhão será atingida na próxima terça.

Com 16,2 milhões de casos nas Américas, 6,7 milhões no Sul da Ásia e 5,6 milhões na Europa, as três regiões são responsáveis por mais de 85% das infecções globais. O percentual de óbitos é semelhante, com 546 mil nas Américas, 234 mil na Europa e 110 mil no Sul da Ásia.

A Europa registrou mais de 80 mil novos casos neste sábado, o pior número desde o início da pandemia, e quase 900 mortes, uma quantidade que está aumentando lentamente, mas que ainda é inferior à primeira onda da crise. Em março e abril, houve mais de 5 mil óbitos por dia no Velho Continente.

Mais de um terço dos casos globais estão concentrados nos dois países mais afetados, os Estados Unidos, com cerca de 7 milhões de infecções, e a Índia, com quase 6 milhões. O terceiro lugar é ocupado pelo Brasil, com cerca de 4,7 milhões.

Mais de 24,4 milhões de pacientes se recuperaram, cerca de 75% do total, e, dos mais de 7 milhões de casos ativos, cerca de 65 mil estão em estado grave ou crítico.

*As informações são da agência EFE