Falta de profissionais deixa oito postos de saúde fechados nesta sexta-feira

Secretaria Municipal de Saúde estima que 38 mil pessoas foram afetadas pelo não comparecimento dos servidores

Foto: Alina Souza/CP

A Secretaria da Saúde de Porto Alegre informou, na manhã desta sexta-feira, que oito unidades de saúde estão fechadas. O motivo é que profissionais ligados ao Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) não compareceram ao serviço. A estimativa da Secretaria é que ao todo 38 mil pessoas estejam com atendimento afetado em suas regiões.

Unidades de Saúde fechadas nesta manhã:

REGIÃO NORTE/EIXO BALTAZAR
– Passo das Pedras II
– Beco dos Coqueiros

REGIÃO LESTE/NORDESTE
– Batista Flores
– Safira Nova
– Jardim Protásio Alves
– Tijuca
– Laranjeiras
– Vila Brasília

Nessa quinta-feira, ao menos 12 unidades ficaram fechadas pelo mesmo motivo. Cerca de 60 mil pessoas foram afetadas, conforme a Secretaria. Todos os profissionais foram convocados através do Diário Oficial de Porto Alegre para que retornem aos seus postos de trabalho e mantenham atendimento à população.

Ontem, servidores do Imesf protestaram em frente ao Paço Municipal contra as demissões dos funcionários vinculados à entidade. Com faixas e cartazes, o grupo saiu em caminhada da prefeitura e foi até o Tribunal Regional do Trabalho da 4 Região (TRT4). De acordo com o Sindisaúde-RS, que representa enfermeiros e técnicos em enfermagem, pelo menos 50 trabalhadores receberam notificações de rescisão contratual. Presidente do Sindisaúde-RS, Júlio Jensien contesta as demissões dos servidores da atenção primária e afirma que ainda é preciso aguardar julgamento de recurso na Justiça.