Polícia Civil pede para que ciclistas não façam “vingança” contra motorista investigado em Porto Alegre

Condutor de Voyage é acusado de perseguir e arremessar veículo contra bicicletas entre o Parque Marinha do Brasil e a Orla Moacyr Scliar

Foto: PC / Divulgação

A Polícia Civil alertou hoje para que ciclistas não articulem uma “vingança” contra o motorista de um Volkswagen Voyage, de cor branca, acusado de perseguir e arremessar o veículo contra bicicletas entre o Parque Marinha do Brasil e a Orla Moacyr Scliar, em Porto Alegre. “Estamos atentos também às incitações e às ameaças praticadas por supostas vítimas ou quaisquer outras pessoas”, assegurou o diretor do Grupamento de Operações Especiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, delegado Marco Antonio Duarte de Souza, nesta quinta-feira.

Souza se refere a postagens em redes sociais, sobretudo em grupos de WhatsApp, onde vinha se sendo articulando um linchamento ao condutor e o incêndio da residência dele. “Temos de separar as coisas”, advertiu. “Vamos apurar as condutas de incitação à violência”, assegurou.

O motorista, de 44 anos, suspeito dos ataques aos ciclistas, deve prestar depoimento na semana que vem. Ontem, ele se apresentou com o advogado. A Justiça negou o pedido de prisão dele, mas suspendeu o direito de dirigir e determinou a cassação da Carteira Nacional de Habilitação. Na manhã dessa quarta-feira, a equipe tática da Core localizou e apreendeu o Voyage na frente da residência do suspeito, no bairro Cavalhada. Mais tarde, aprendeu a CNH e objetos como uma chave de roda, que podem auxiliar a esclarecer os ataques.

O delegado Marco Souza ainda desconhece a motivação dos crimes. No entanto, já estuda os possíveis indiciamentos do condutor, que pode responder por delito contra código de trânsito, periclitação da vida, tentativa de lesão e tentativa de homicídio.