O governo de São Paulo anunciou que a vacina produzida pela Sinovac Biotech apresentou 98% de eficiência na imunização. Dos 50 mil voluntários testados na China, 94,7% não sentiram nenhum sintoma adverso. Os outros 5,3% sentiram apenas dor no local de aplicação.
Desde o dia 21 de julho, quando os testes da vacina começaram no Brasil, não houve registro de reação adversa grave nos mais de 5,6 mil testados, completou o governo paulista. Todos os voluntários do programa são da área da saúde, médicos e paramédicos, alguns deles de Porto Alegre e região Metropolitana. No Rio Grande do Sul, os testes ocorrem no Hospital São Lucas da PUCRS.
“Além de segura, a Coronavav está se mostrando altamente eficiente”, comemorou o governador João Doria (PSDB). Ele confirmou o primeiro lote de 5 milhões de doses para o dia 5 de outubro. Afirmou também que na segunda quinzena de dezembro o estado deve iniciar a imunização.
No entanto, ainda é preciso aguardar a finalização da 3ª e última fase de testes e a liberação da Anvisa. Segundo Doria, médicos e paramédicos devem receber as primeiras doses.
São Paulo deve receber outras 46 milhões de doses da vacina até 31 de dezembro e até 28 de fevereiro esse número deve atingir 60 milhões.