Pesquisa mostra Manuela à frente na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre

Segundo pesquisa RealTime Big Data, José Fortunati, Nelson Marchezan Jr e Sebastião Melo vêm na sequência

Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera a disputa pela prefeitura de Porto Alegre com vantagem 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado, de acordo com a pesquisa eleitoral da RealTime Big Data publicada pelo portal R7 nesta quarta-feira.

Segundo a pesquisa, na votação estimulada, D’Ávila lidera com 21%, seguida por José Fortunati (11%), do PTB. Mais atrás aparecem Nelson Marchezan Jr. (PSDB), o atual prefeito, e Sebastião Melo (MDB), com 10% cada.

Na sequência, vêm, nessa ordem, Juliana Brizola (PDT), com 4%, Fernanda Melchionna (PSOL) e Valter Nagelstein (PSD), com 3% cada, e Gustavo Paim (PP), com 2%. Os outros candidatos somaram, no máximo, 1% das intenções de voto. Neste cenário, brancos e nulos chegaram a 15%. Outros 18% não sabem ou não responderam.

Além das intenções de voto, Manuela D’Ávila é a candidata com maior rejeição: 27%, seguida por Marchezan Jr. (23%). Na sequência, aparecem José Fortunati (5%), Sebastião Melo (4%), Valter Nagelstein (3%), Fernanda Melchionna (2%) e Gustavo Paim (2%).

Votação espontânea
No cenário de votação espontânea, Manuela D’Ávila também fica no topo da lista, com 8%, à frente de Marchezan Jr. (5%), Sebastião Melo (2%) e José Fortunati (2%). Outros 3% escolheram nomes diferentes. Brancos ou nulos foram 17%, e 63% não sabem ou não quiseram responder.

Avaliação das gestões
A respeito da satisfação com o mandato do prefeito Nelson Marchezan Jr., 17% avaliaram como ótimo/bom, 39% como regular e 41% como ruim/péssimo. Apenas 3% não souberam ou não quiseram responder. Do total dos entrevistados, 32% dizem aprovar a gestão, 56% desaprovar e 12% não sabem ou não quiseram responder.

Em relação ao governo do Estado, a aprovação também passa da maioria dos entrevistados: 47% dizem aprovar o mandato de Eduardo Leite (PSDB), 41% desaprovar e 12% não sabem ou não quiseram responder.

Já em relação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a desaprovação é de 51% e a aprovação, de 41%. Apenas 8% não souberam ou não quiseram responder.

Pesquisa
O instituto RealTime Big Data ouviu mil entrevistados, entre 18 e 19 de setembro. Com uma margem de erro de 4 pontos percentuais, a pesquisa revela nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás com o número 01713/2020.