Governo pede retirada da proposta de Reforma Tributária na Assembleia Legislativa

Deputados estaduais devem votar o requerimento na quarta-feira (23)

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Enfrentando dificuldades na negociação com os deputados que fazem parte da base aliada, o governo de Eduardo Leite (PSDB) decidiu interromper a tramitação dos três projetos de lei que fazem parte da Reforma Tributária na Assembleia Legislativa. O Executivo pediu a retirada da proposta durante a reunião dos líderes das bancadas no final da manhã desta terça-feira (22).

O requerimento precisa ser aprovado pelos parlamentares. A tendência é de que isso aconteça amanhã, na sessão ordinária que acontece à tarde. Com isso, a proposta que tinha como objetivo a garantia do equilíbrio das contas no ano que vem só vai poder voltar a ser debatida caso novos projetos sejam enviados à Casa.

O item mais polêmico e relevante da pauta, que passou por várias mudanças nas últimas semanas, era a manutenção da majoração nas alíquotas de ICMS, em 30% sobre a energia, telecomunicações e combustíveis. A taxa foi aprovada ainda durante a gestão de José Ivo Sartori (MDB) e vale até o dia 31 de dezembro de 2020.

Uma alternativa possível para o governo, nesse momento, é pedir à Assembleia uma prorrogação na vigência desse projeto. Por outro lado, as demais mudanças previstas na emenda do ICMS, como a do IPVA, do ITCD e da Difa, não devem voltar à mesa de discussões antes do final desse ano.