Alunos dos ensinos médio, técnico e superior podem ter aulas presenciais a partir de hoje nas cidades em bandeira laranja

Escola de Bento Gonçalves, na Serra, foi uma das primeiras a aderirem à novidade

Boa parte das escolas de ensino médio, técnico e superior do Rio Grande do Sul está autorizada a retomar as aulas presenciais a partir desta segunda-feira (21). A volta depende da autorização das prefeituras, desde que as cidades estejam classificadas sob a bandeira laranja do distanciamento social controlado gaúcho. Atualmente, 12 das 21 regiões do sistema são consideradas zonas de risco médio para a transmissão da Covid-19 – número que pode aumentar ainda hoje, com a divulgação do mapa definitivo dessa semana.

Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, foi um dos primeiros municípios a aderirem à novidade, através da Escola de Ensino Médio Alfredo Aveline. A instituição conta com 88 alunos matriculados. Desses, 44 poderiam voltar às salas de aula a partir de hoje, mas apenas 16 compareceram. Segundo a secretária de Educação da cidade, Iraci Vasques, a decisão sobre o retorno cabe aos pais e aos estudantes. “Eles ficarão em sala de aula das 7h15 às 11h15. Depois, o professor fica 1h15min à disposição dos estudantes que optaram apenas pelas atividades remotas”, explica.

Nas cidades em bandeira laranja, a retomada só não vai acontecer nas instituições administradas pelo próprio Estado, onde os estudantes só voltam às salas de aula no dia 13 de outubro. Para o presidente do Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul, Bruno Eizerik, a retomada foi tranquila em toda a rede particular.

“É muito importante que as famílias confiem que aquelas escolas que reabriram as portas já estão com o seu planejamento pronto e adaptadas para garantirem o distanciamento e a segurança dos alunos”, afirma o diretor do Sinepe/RS. Segundo a entidade, pelo menos 80% das instituições de ensino privadas gaúchas já passaram pelo processo de adaptação.