Rússia autoriza venda em farmácias de remédio contra Covid-19

Medicamento chamado Coronavir é para infecções brandas e moderadas e pode estar disponível já na semana que vem, informou produtor

Foto: Reprodução

A Rússia aprovou o medicamento Coronavir, da R-Pharm, para tratar pacientes não hospitalizados com infecções, entre brandas e moderadas, de Covid-19. O  remédio pode estar disponível nas farmácias do país já na semana que vem, informou a farmacêutica nesta sexta-feira.

A aprovação do Coronavir sucede a liberação do Avifavir, outro medicamento russo contra a Covid-19, em maio. A substância base, para ambos, é o favipiravir, desenvolvido no Japão, onde é usado para tratamentos virais em geral.

O anúncio da R-Pharm é mais um sinal de que a Rússia está empenhada em tomar  a dianteira global na corrida contra o vírus. O país já exporta exames de Covid-19 e fechou vários acordos internacionais para fornecer a vacina Sputnik-V.

A R-Pharm disse que recebeu aprovação para o Coronavir após testes clínicos de estágio avançado com 168 pacientes com Covid-19. O remédio já havia sido liberado, em julho, para uso hospitalar de tratamento da doença.

O Coronavir é fabricado nas instalações da R-Pharm em Yaroslavl, cidade localizada cerca de 300 quilômetros a nordeste de Moscou.