Distanciamento Controlado: mapa preliminar mostra cinco regiões em bandeira vermelha

Ficaram em cor laranja as outras 16 regiões

O mapa preliminar do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira, mostra o Rio Grande do Sul com o menor número de bandeiras vermelhas desde o início do acompanhamento. Foram só cinco bandeiras vermelhas, concentradas nas regiões Metropolitana e Missioneira, com risco alto para contágio pelo coronavírus. Ficaram em cor laranja, de risco médio, as outras 16 regiões. O mapa definitivo vai ser divulgado, após análise dos recursos, na tarde de segunda-feira.

Entre as regiões classificadas com bandeira vermelha está a de Porto Alegre, que permaneceu na mesma condição. As de Novo Hamburgo, Guaíba, Santo Ângelo e Cruz Alta saíram da bandeira laranja e foram para a vermelha. Dessas, apenas a de Guaíba não aderiu ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras quatro fazem parte do total de 17 regiões que já adotaram protocolos alternativos às bandeiras calculadas pelo governo. A lista ainda abrange Capão da Canoa, Taquara, Canoas, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

Segundo o governo, houve queda de 3% em internações por Covid-19 tanto nos leitos clínicos (de 803 para 778) quanto nos de UTI (713 para 693) no Rio Grande do Sul. O número de óbitos pela doença apresentou leve queda, sendo considerado estável, entre as duas últimas quintas-feiras (de 340 para 338). O número de casos ativos, porém, aumentou 7% (de 10.066 para 10.793). São 21 municípios que podem adotar protocolos de bandeira laranja, por não terem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.