Ação educativa reforça importância dos cuidados no trânsito de Porto Alegre em meio à pandemia

Segundo a Prefeitura da Capital, número de ocorrências nas vias da cidade caiu, mas acidentes são mais graves do que nos anos anteriores

Foto: Empresa Pública de Transporte e Circulação / Divulgação

Os motoristas que passaram pelo Centro Histórico de Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (18) foram surpreendidos por uma ação educativa de trânsito. A operação, realizada pelo DetranRS e pela Prefeitura da Capital, teve como objetivo a conscientização dos condutores quanto à segurança nas ruas e avenidas da cidade em meio à pandemia do coronavírus.

O distanciamento imposto pela Covid-19 foi usado como analogia, já que um espaço maior entre os carros aumenta a margem de tempo de resposta para quem está ao volante. “A responsabilidade no trânsito vai além das questões de circulação na via e respeito à sinalização. Vai também em relação ao cuidado com o próximo”, afirmou o Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Tortoriello.

Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação, a gravidade das ocorrências registradas desde março preocupa. O indicador é atribuído ao excesso de velocidade. “Caso um veículo se envolva em um acidente com um pedestre enquanto trafega a 30km/h, a chance de óbito varia entre 20% e 30%. Quando a gente aumenta essa velocidade para 50km/h, ou 80km/h, o risco passa dos 90%”, explica Tortoriello.

Os motoristas que participaram da ação educativa receberam materiais educativos sobre o tema. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro e integra órgãos das esferas federal, estadual e municipal.