Demitido por Bolsonaro é nomeado assessor especial do ministro Salles

José Vicente Santini foi exonerado do cargo de secretário da Casa Civil em janeiro por usar indevidamente um avião da FAB para viajar à Índia

O ex-secretário-executivo da Casa Civil, José Vicente Santini, vai ser assessor especial do Ministério do Meio Ambiente Rosinei Coutinho/STF

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nomeou o ex-secretário-executivo da Casa Civil José Vicente Santini para o cargo de assessor especial do ministério quase oito meses depois de Santini ter sido destituído do antigo cargo pelo presidente Jair Bolsonaro. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (16).

Bolsonaro destituiu Santini no dia 28 de janeiro por ele ter usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar à Índia.

Na época, Santini estava como ministro interino devido a período de férias do titular da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, participou da programação da viagem oficial de Bolsonaro à Índia, onde apresentou a carteira de investimentos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) a investidores.

De acordo com a Casa Civil, a utilização de aeronave da FAB “seguiu os critérios definidos na legislação vigente”, mas Bolsonaro considerou a medida um ato inadmissível.

“Questão do avião da Força Aérea. Inadmissível o que aconteceu. Já está destituído da função de executivo do Onyx, decidido por mim. Vou conversar com o Onyx, ver quais outras medidas podem ser tomadas contra ele”, disse Bolsonaro em entrevista no Palácio da Alvorada após desembarcar da viagem à Índia.