Termina hoje prazo para partidos definirem candidatos às eleições

São esperados mais de 700 mil registros de candidaturas em todo o país

Sede do TSE - Foto ABr

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que termina nesta quarta-feira o prazo para os partidos realizarem convenções internas para escolher os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais de novembro. A Justiça Eleitoral espera receber mais de 700 mil registros de candidaturas no pleito deste ano.

O prazo, previsto na Lei das Eleições, vencia originalmente em agosto. No entanto, as convenções tiveram o período prorrogado por 42 dias devido ao adiamento das datas do calendário eleitoral em função das complicações da pandemia da Covid-19.

O Congresso adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno passou, de 25 de outubro, para 29 de novembro.

Nesta semana, outra data também deve ser seguida pelos partidos, candidatos e pela imprensa. A partir de quinta-feira, as emissoras de rádio e de televisão ficarão proibidas de dar tratamento privilegiado a candidatos e de veicular e divulgar crítica a candidato ou partido político.

A íntegra do calendário eleitoral pode ser acessada no site do TSE.