Porto Alegre lança edital para renovar 813 paradas de ônibus

Edital prevê a renovação de 1,1 mil abrigos em 813 paradas de ônibus da cidade; instalação será bancada pela empresa vencedora do acordo

Paradas de ônibus da Salgado Filho estão na lista das que serão renovadas | Foto: Alina Souza/Correio do Povo
Paradas de ônibus da Salgado Filho estão na lista das que serão renovadas | Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A Prefeitura de Porto Alegre publica, nesta terça-feira, o edital para a renovação das paradas de ônibus da cidade. A parceria com a iniciativa privada prevê a instalação de, no mínimo, 1.144 abrigos em 813 pontos. A definição da empresa vencedora da concessão se dará pela oferta extra sobre o estabelecido no plano. Os novos equipamentos ficarão localizados em alguns dos principais eixos viários da Capital. Além disso, haverá prioridade para os bairros Rubem Berta, Lomba do Pinheiro e Restinga.

O edital prevê alguns itens obrigatórios: câmeras de segurança em 100 paradas e painéis eletrônicos com a previsão de chegada dos veículos em 150 pontos. Em pouco mais da metade dos abrigos, haverá tomadas USB. Haverá ainda assentos para os passageiros e espaço para cadeirantes em todas as estações. Painéis fixos com informações das linhas também serão disponibilizados. Além disso, as coberturas superior e laterais deverão proteger os passageiros da chuva e do vento. As paradas antigas poderão ser remanejadas para locais não abrangidos pela renovação.

Melhorias nas paradas

O secretário-adjunto de Parcerias Estratégicas, Fernando Pimentel, listou os benefícios esperados com a renovação das paradas de ônibus. “A distribuição das paradas foi pensada para atingir o maior número possível de usuários do transporte coletivo. A gente tem a preocupação de que este projeto não fique confinado ao centro da cidade, mas que ele atinja regiões distantes do centro”, afirmou. “A gente quer dar mais conforto para o cidadão e atrair ele de volta para o transporte coletivo”, completou Pimentel.

O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, afirmou que a renovação tem como objetivo melhorar a apresentação do transporte coletivo em Porto Alegre. “Eu sempre falei, em algumas apresentações, que a gente tratava muito mal o nosso cliente; que a porta da nossa loja era suja, mal iluminada, com pouca proteção para o nosso cliente. E agora a gente trata da porta da loja”, ilustrou.

Investimentos

A Prefeitura afirma que não terá gastos com o projeto. A empresa escolhida no processo é que deverá arcar com os investimentos. O valor do contrato é de R$ 29 milhões com custos operacionais estimados em R$ 339 milhões. A publicidade exposta na parada deve garantir o retorno financeiro ao negócio.

A vencedora da licitação terá cinco anos para instalar todos os novos abrigos. A validade do contrato é de 20 anos. Neste período, a empresa será responsável pela manutenção das paradas de ônibus. A Prefeitura recebe as propostas até o dia 30 de outubro, para divulgar o resultado em novembro e assinar a parceria em dezembro deste ano.


Pontos com paradas de ônibus novas:

  • Bairros: Rubem Berta, Lomba do Pinheiro e Restinga
  • Corredores: Oswaldo Aranha e Protásio Alves
  • Vias: Ipiranga, Salgado Filho, Ramiro Barcelos e Cristóvão Colombo
Foto: Divulgação/PMPA