Estado mantém cinco regiões com bandeira vermelha no mapa da Covid

As de Passo Fundo e Santa Maria, que puderam abrir as escolas de Educação Infantil na semana passada, perdem essa possibilidade

Foto: Reprodução/GovernoRS

O mapa definitivo da 19ª rodada do Distanciamento Controlado manteve cinco regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para o novo coronavírus). As outras 16 regiões foram colocadas em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). O Gabinete de Crise analisou os oito recursos enviados por associações de municípios e regiões e aceitou dois deles, de Caxias do Sul e Guaíba.

Passaram à bandeira vermelha as regiões de Erechim, Passo Fundo e Santa Maria. A partir de amanhã, elas se juntarão às de Porto Alegre e Palmeira das Missões, que não recorreram. De todas, só a de Santa Maria não adota o sistema de cogestão, seguindo submetida ao protocolo estadual de restrições na atividade econômica.

Das 21 regiões do mapa da Covid, 17 já aplicaram protocolos próprios por meio do sistema de cogestão. Essas cidades podem adotar regras menos restritivas que as da bandeira que recebem, desde que não mais brandas que as da bandeira anterior.

A partir de amanhã, o Rio Grande passa a ter 185 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 36,7% da população gaúcha (4.163.598 habitantes). Desse total, 94 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento. Com isso, podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio.

Levantamento de restrições para volta do ensino presencial

Nesta semana, as regiões de Passo Fundo e Santa Maria, que puderam abrir as escolas de Educação Infantil na semana passada, perdem essa possibilidade porque foram classificadas como bandeira vermelha. Escolas de Educação Infantil que porventura tenham aberto nessas duas regiões terão de interromper as atividades.

Ao todo, as escolas infantis só podem abrir em 11 regiões: Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Taquara e Uruguaiana.

Vale lembrar que prefeitos dos municípios que entenderem que não há condições para reabrir escolas podem mantê-las sem operar. Pais e instituições de ensino também podem manter as crianças em casa, se preferirem.