Oito partidos farão convenções para definir como vão disputar as eleições para prefeito e vereador em Porto Alegre. A articulação ganhou novos elementos, nesta sexta-feira, com a saída do vice-prefeito Gustavo Paim (PP), até então apoiado pelo PRTB e Avante.
A primeira convenção do dia deve ser a do PTB, marcada para as 8h. O partido, que lançou José Fortunati como pré-candidato, conta com o apoio do Podemos e do Patriota. Ainda não há, contudo, definição do nome do candidato a vice. Além da experiência como vice-prefeit por pouco mais de um ano e como chefe do Executivo de 2010 a 2017, Fortunati aposta em uma candidatura longe dos extremos do espectro político. No ano passado e início deste ano, o ex-prefeito esteve cursando mestrado em Ciência Política em Portugal e, por causa da pandemia, retornou à cidade e se filiou ao PTB. Cassio Trogildo, Humberto Goulart, Hamilton Sossmeier, Luciano Marcantônio, Paulo Brum e Wambert Di Lorenzo compõem a bancada petebista em Porto Alegre.
Às 9h, ocorre a convenção do PDT, que vem para a disputa da prefeitura com o nome da deputada estadual Juliana Brizola. Além da experiência no Legislativo e de trazer a referência ao nome do avô, o ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, a pré-candidata aposta em uma chapa feminina inédita, já que o PSB definiu a professora Maria Luiza Loose como vice. Atualmente, o PDT conta com três vereadores na capital: João Bosco Vaz, Márcio Bins Ely e Mauro Zacher.
Ainda pela manhã, fazem convenções o Republicanos e PP. O ex-judoca João Derly é o nome que concorre pelo Republicanos ao Paço Municipal. Em junho, ele deixou a Secretaria do Esporte e Lazer do governo do Estado, o que lhe permitiu entrar na disputa pela prefeitura. Além do trabalho de um ano e meio na pasta estadual, Derly se elegeu vereador da capital, em 2012, e deputado federal, em 2014. O partido hoje conta com Alvoni Medina e José Freitas no Legislativo municipal.
Já o PP é hoje representado na Câmara por Cassiá Carpes, João Carlos Nedel e Monica Leal. A legenda deve apenas confirmar a nominata que vai disputar vaga na Câmara.
À tarde, o PRTB define quem disputa o Legislativo. Ainda sem vereadores em Porto Alegre, o partido previa lançar o nome do coronel Mário Ikeda como vice de Gustavo Paim, mas recuou ainda no início da semana depois de um pedido do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que solicitou um fortalecimento nas candidaturas ao Legislativo. Ainda não há definição de qual chapa o partido deve apoiar.
Às 16h, está marcada a convenção do PSD, que vai para a disputa pelo Paço Municipal com Valter Nagelstein, atualmente vereador da capital. Além dele, o partido hoje é representado no Legislativo pela vereadora Cláudia Araújo.
Em seguida, às 17h, fazem convenção em ato único o PCdoB e o PT, que lançaram, respectivamente, Manuela d’Ávila e Miguel Rossetto como pré-candidatos a prefeita e vice. Um fato inédito é que o PT pela primeira vez não encabeça chapa na disputa à prefeitura. Manuela, além de ter sido vereadora, deputada federal e estadual, disputou o pleito de 2018 como candidata a vice-presidente da República, ao lado de Fernando Haddad. Rossetto já ocupou quatro ministérios nos governos petistas, além de ter sido vice-governador durante a gestão de Olívio Dutra. O PCdoB hoje não conta com vereadores na Câmara. Já o PT soma quatro: Adeli Sell, Aldacir Oliboni, Carlos Comassetto e Marcelo Sgarbossa.
Por fim, às 19h, é a vez de definições do Avante, que também havia anunciado apoio ao PP. O partido não detém representação no Parlamento.