O mapa preliminar da 19ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado coloca sete regiões em bandeira vermelha, com risco epidemiológico alto para Covid-19. As outras 14, de um total de 21, ficaram com bandeira laranja. Além das regiões de Porto Alegre, Erechim e Palmeira das Missões, já em bandeira vermelha, os indicadores apontaram piora em outras quatro: Santa Maria, Guaíba, Passo Fundo e Caxias do Sul. O mapa definitivo, após a análise de recursos, sai na tarde de segunda-feira.
No modelo de cogestão, em que as regiões podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira que recebem, somente as de Santa Maria e Guaíba, ambas com risco alto, não apresentaram um protocolo próprio. Até as 18h desta sexta-feira, 17 regiões haviam aderido à cogestão: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim.
Ainda segundo os dados divulgados nesta sexta, houve crescimento nas hospitalizações por Covid-19 em pelos menos seis regiões: Santa Maria (117,4%), Santa Rosa (85,7%), Cachoeira do Sul (50%), Bagé (37,5%), Guaíba (21,9%) e Santo Ângelo (20,7%).