Com os últimos dias para a realização das convenções, o cenário da disputa pela Prefeitura de Porto Alegre ainda depende de algumas definições. A expectativa hoje era grande em torno da manutenção ou não da candidatura do vice-prefeito Gustavo Paim, do PP. Reunião da executiva municipal discutiu o assunto por mais de uma hora. Porém, a decisão ficou para esta sexta-feira, em encontro marcado para as 11h, véspera da data da convenção.
A definição passa pela resposta da direção nacional do PP em relação aos recursos para financiar a campanha. A decisão do progressista pode ter desdobramentos nas articulações feitas pelo PTB, que apresentou como pré-candidato o ex-prefeito José Fortunati, e pelo MDB, que vai ter na disputa o deputado estadual Sebastião Melo.
Até o momento, 13 nomes se mantêm no páreo para o Paço Municipal.
No cenário da capital, outro movimento aguardado envolve o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB). Segundo o presidente municipal do PSDB, Moisés Barbosa, o partido vai realizar a convenção no penúltimo dia do prazo, na próxima terça-feira, confirmando Marchezan na disputa à reeleição.
A indefinição nesse caso recai sobre a composição da chapa. O PL, que apresentou o nome do advogado José Amarante, ex-dirigente do Internacional, adiou a convenção para o último dia do prazo, após a do PSDB. A data decorre da incerteza sobre a garantia de que o partido vai ocupar a vaga de vice. Isso porque, ao mesmo tempo, o PSL, que também integra a coligação, quer indicar um componente na chapa majoritária.
Ainda na corrida eleitoral, o Republicanos confirmou para sábado a convenção que vai confirmar a chapa pura formada por João Derly e o delegado Fernando como vice. No encontro também deve ser apresentada a nominata que concorre à Câmara.
O sábado, inclusive, vai ser o dia mais movimentado em termos de convenções. Ao todo, serão no mínimo nove atos no dia. Além do PP e do Republicanos, reúnem-se dirigentes do PDT, PTB, PCdoB, PT, PSD, PRTB e do Avante.
Além disso, a disputa em Porto Alegre pode ter uma baixa, com a possível retirada da pré-candidatura de Carmen Flores (PSC).
Quem deve disputar
Carmen Flores (PSC)
Fernanda Melchionna (PSol)
Gustavo Paim (PP)
João Derly (Republicanos)
José Fortunati (PTB)
Juliana Brizola (PDT)
Júlio Flores (PSTU)
Manuela D’Ávila (PCdoB)
Montserrat Martins (PV)
Nelson Marchezan Júnior (PSDB)
Rodrigo Maroni (Pros)
Sebastião Melo (MDB)
Valter Nagelstein (PSD)
Próximas convenções
12/09 – PDT, PTB, PP, PCdoB, PT, Republicanos, PSD, PRTB e Avante
14/09 – MDB, Patriota e PSTU
15/09 – PSDB, Dem
16/09 – Podemos, Solidariedade e PL