O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, deve iniciar na próxima semana uma fase de testes de uma vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica belga Janssen. A empresa integra o grupo americano Johnson & Johnson.
De acordo com o coordenador do Serviço de Infectologia do Hospital Conceição, Breno Riegel Santos, poderão ser testadas 2 mil pessoas, divididas em quatro etapas: primeiro, voluntários de 18 a 59 anos sem comorbidades; depois de 18 a 59 anos com comorbidades; na sequência, acima de 60 anos sem comorbidades e, por último, acima de 60 anos com comorbidades.
Poderão ser testados tanto profissionais da saúde, quanto a população em geral. “É a fase 3, a fase mais ampla de testagem, que reúne milhares de pessoas, e é a etapa controlada com placebo para que possamos verificar a eficácia da vacina”, explicou. De acordo com Riegel, os primeiros dados sugerem que a vacina é segura. Nos testes feitos em primatas, os indícios também apontaram que a dose é eficaz. Até o momento não há um cronograma estabelecido para a finalização dos testes mas, segundo Riegel, é possível que as aplicações se iniciem ainda em setembro.
Por se tratar de um estudo competitivo, segundo Riegel, a expectativa é testar as doses em um público variável entre 30 a 60 mil pessoas no Brasil. “As autorizações nacionais já temos, agora estamos entrando com material para a autorização local, o que deve levar de sete a dez dias”, reforçou. Os voluntários deverão residir em Porto Alegre para que o acompanhamento seja “rigoroso e frequente”, conforme Riegel. “Assim que tivermos a autorização, começaremos a recrutar os voluntários através de um site que está sendo formulado para isso”, enfatiza.
Os testes da vacina da Janssen também serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte.
HCPA também participa de testes da vacina da Janssen
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) também vai ser um dos centros participantes de uma pesquisa mundial para avaliar a eficácia da vacina da Janssen. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) já aprovou a realização de testes da vacina e, agora, o projeto tramita no Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital.
Após essa fase, alinhado ao laboratório responsável pela pesquisa, e em respeito às cláusulas de confidencialidade do estudo, o Clínicas comunica informações relativas a quem vai poder se voluntariar, cronograma de ações e total de participantes.