Porto Alegre registra o segundo menor índice de isolamento em véspera de feriadão

Índice ficou em 34,6%, maior apenas do que o registrado em 19 de junho

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

A sexta-feira de véspera de feriadão teve o segundo menor índice de isolamento social desde o início da pandemia de Covid-19. Em 4 de setembro, o índice de distanciamento ficou em 34,6%, maior apenas do que o registrado em 19 de junho, quando chegou a 34,4%. No sábado, o primeiro com o comércio não essencial aberto, o isolamento ficou em 45,9%.

Com a proibição da abertura das lojas aos domingos e o tempo chuvoso, os moradores da capital pouco circularam pela cidade ontem, com índice de isolamento de 58,8%. O maior índice se registrou no início das medidas de prevenção, em 22 de março, quando chegou a 71,3%.

O distanciamento, aliado a medidas de prevenção como máscara e álcool gel, continua sendo a principal medida apontada por autoridades para diminuir a propagação do coronavírus. A prefeitura disponibiliza o levantamento com base na movimentação de cerca de 540 mil usuários de celular da capital, com dados da empresa InLoco. Os números são gerados pelo sinal emitido por dispositivos móveis em deslocamento.

A circulação de veículos também teve aumento gradativo. Desde os primeiros decretos, a movimentação no trânsito da cidade não era tão alta quanto na última sexta. Conforme os dados da prefeitura, 260.511 veículos foram registrados nos controladores eletrônicos de velocidade. O menor índice, de 72.528, ocorreu em 22 de março.