Um detento foi baleado ao tentar fugir da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul na manhã deste sábado. O presídio fica na localidade de Apanhador. O homem subiu o telhado de uma das galerias da unidade no período de acesso dos presos ao pátio. Um policial militar que fazia a guarda do local flagrou o fugitivo e disparou três vezes contra o apenado. Dois tiros foram com munição antimotim. O terceiro foi com efetivado com munição calibre 12.
O tiro atingiu o preso na região lombar. O homem foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento em Caxias e, na sequência, foi enviado ao Hospital Pompeia. No centro de saúde, o detendo foi submetido a uma cirurgia. Seu estado de saúde é estável. As informações foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seapen) e pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).
De acordo com a Brigada Militar, no momento da tentativa de fuga, o soldado avistou um veículo parar próximo à guarita. Um homem teria descido do carro em atitude suspeita, possivelmente para fazer o resgate do preso.