Distanciamento Controlado: mapa preliminar mostra 12 regiões em risco alto para Covid

Outras nove ficaram com bandeira laranja, com risco epidemiológico médio

O mapa preliminar da 18ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado coloca 12 das 21 regiões do Rio Grande do Sul em bandeira vermelha, com risco alto para contaminação por Covid-19. Foram classificadas nesse patamar as regiões de Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santo Ângelo e Cruz Alta. As outras nove ficaram com bandeira laranja, o que configura risco epidemiológico médio. O mapa definitivo vai ser divulgado após a análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira, passando a valer a partir de terça.

Piora em indicadores

Conforme o governo estadual, pioraram os indicadores em comparação com o resultado do mapa definitivo divulgado na segunda-feira, em que só Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa aparecem em vermelho. Entre os destaques, as regiões de Capão da Canoa, Erechim, Palmeira das Missões, Cruz, Guaíba e Lajeado apresentaram piora significativa.

O crescimento no número de internações confirmadas por Covid-19 levou algumas regiões a apresentarem bandeira preta nesse indicador, como Lajeado, Santa Cruz do Sul, Palmeira das Missões, Taquara e Capão da Canoa. Algumas delas também tiveram piora no indicador que mede a proporção de casos da doença para cada grupo de 100 mil habitantes.

Cogestão

O modelo de cogestão em vigência permite que regiões adotem protocolos menos restritivos à bandeira que recebem. Até o momento, aderiram a esse modelo as regiões de Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. O pedido de cogestão de Erechim segue pendente.

Ao todo, 261 municípios (dentre 497) foram classificados em bandeira vermelha, somando 6.739.455 habitantes, ou seja, 59,5% da população gaúcha. Desses, 120 podem adotar protocolos de bandeira laranja, já que cumprem os critérios da Regra 0-0, sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.