Porto Alegre: decreto flexibiliza funcionamento de comércio, bares e igrejas a partir desta quarta

Medidas também valem para shopping centers e restaurantes

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

O prefeito Nelson Marchezan Jr. assinou decreto, no fim da tarde desta terça-feira, determinando novos horários de abertura do comércio e de templos religiosos em Porto Alegre. O anúncio ocorreu em reunião online com empresários e representantes dos setores de alimentação, comércio e serviços, e o texto já consta em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre. As medidas entrarão em vigor a partir desta quarta.

O comércio vai poder funcionar das 9h às 17h, de segunda a sábado. Já o horário de shoppings vai ser das 12h às 20h. Restaurantes, tanto de rua quanto de shoppings, bares, padarias, lancherias e similares poderão atender ao público das 11h às 22h, também de segunda-feira a sábado. Todos devem cumprir as normas de higienização e distanciamento conforme determinação das autoridades de saúde.

Templos e igrejas ficarão autorizados a funcionar com limite de 30% da capacidade, com no máximo 250 pessoas dentro do mesmo ambiente. Conforme Marchezan, os cultos poderão durar no máximo 50 minutos, com distanciamento de dois metros entre os frequentadores.

“Ambientes fechados representam mais risco de contaminação. Quanto mais tempo as pessoas ficam nesse ambiente, maior é o risco”, disse o prefeito em live após a reunião.

Ainda segundo Marchezan, nesta quarta vai ser elaborada uma sugestão de protocolo para retorno das aulas em Porto Alegre.