Presos começam a chegar à nova penitenciária de Sapucaia do Sul

Ocupação segue rígidos protocolos sanitários para evitar riscos de contaminação pelo coronavírus

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Logo após a inauguração, a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul (Pess), na Região Metropolitana de Porto Alegre, começou a receber presos. Todos cumprirão quarentena obrigatória, devido à pandemia de coronavírus. A partir desta segunda-feira, presos oriundos das delegacias começam a chegar na nova casa prisional.

No fim de semana foram recebidos os presos já com condenação, oriundos do complexo da Pecan, em Canoas, com perfil para exercer atividade laboral interna (cozinha e limpeza, por exemplo). Até então, eram conduzidos diariamente para fazerem limpeza, manutenção e prepararem a alimentação dos servidores, entre outras atividades. No fim do expediente, retornavam ao complexo. Alguns deles foram selecionados e aceitaram a transferência definitiva para a Pess, onde seguem a exercer essas atividades.

Realizada pela empresa Verdi Sistemas Construtivos, em troca do terreno do antigo Ginásio da Brigada Militar em Porto Alegre, a Pess foi o terceiro presídio viabilizado pelo Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis do Rio Grande do Sul, por meio de permuta. Juntamente com o de Bento Gonçalves, já são mais de mil vagas novas.

Em um primeiro momento, devido à necessidade de criação de centrais regionais de triagem e isolamento nos estabelecimentos prisionais da Região Metropolitana, a Pess será utilizada como uma central de triagem, vinculada à área de competência da Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo e Litoral Norte.