Prefeitura de Porto Alegre vai relançar edital de concessão do Harmonia e Trecho 1 da Orla

Edital lançado em julho não teve nenhuma proposta entregue nesta segunda-feira

Foto: Guilherme Almeida

A Prefeitura de Porto Alegre vai relançar o edital de Concessão do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla ainda no mês de setembro. Nesta segunda-feira, não apareceram grupos interessados durante a sessão de recebimento das propostas referente ao edital lançado no dia 3 de julho. A Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE), responsável pelo projeto, prevê modificações para conferir maior viabilidade à iniciativa.

O secretário da pasta, Thiago Ribeiro, considera que o grau de investimentos e a estrutura de receita dependem da capacidade da concessionária em viabilizar eventos no local, algo que se tornou incerto em virtude do cenário de pandemia. Segundo ele, as modificações serão pequenas, porém fundamentais para aumentar o interesse da iniciativa privada. A estruturação geral do projeto, com acesso gratuito aos espaços e valorização da cultura e da tradição típicas, fica preservada.

A concessão dos dois espaços deve ocorrer por meio de um contrato de 35 anos. O concessionário que vencer a licitação assume a manutenção, gestão e operação dos dois parques.

No Harmonia, há a previsão de investimentos obrigatórios de cerca de R$ 30 milhões para a realização de melhorias de infraestrutura do espaço.

Já no Trecho 1 da Orla, as responsabilidades do futuro parceiro se darão principalmente sobre os gastos de manutenção e operação do local.