Covid-19: Porto Alegre fica com bandeira laranja e mapa do RS passa a ter quatro regiões em vermelho

Distanciamento Controlado considera que maioria do estado registra risco médio de contágio pelo novo coronavírus

Depois de ter apresentado mapa preliminar com 10 regiões em bandeira vermelha, o governo estadual manteve, nesta segunda-feira, apenas quatro com risco alto de contágio no mapa definitivo da 17ª rodada do Distanciamento Controlado. O modelo é usado para controlar a disseminação do novo coronavírus. Ficaram em bandeira vermelha as regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa. As outras 17 regiões devem cumprir as medidas da bandeira laranja, de risco médio, 17 incluindo Porto Alegre, mantida na cor vermelha desde 23 de junho.

Santo Ângelo e Ijuí já aderiram ao sistema de cogestão e adotaram protocolos intermediários, menos restritivos que os da bandeira vermelha. A região de Santa Rosa recebeu hoje o aval do governo e pode fazer o mesmo. Já a de Cruz Alta deve respeitar estritamente os protocolos mais rígidos, estabelecidos pelo governo estadual.

No total, 14 regiões já aderiram à cogestão do modelo das bandeiras de risco: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. Sendo assim, aquelas em bandeira vermelha podem adotar protocolos semelhantes aos de bandeira laranja e aquelas em laranja poderão utilizar medidas semelhantes às da bandeira amarela, de risco baixo.

Entenda melhor

Para regiões que mandaram ao governo estadual protocolos próprios para todas as bandeiras – e que foram habilitadas na cogestão -, não há razão para mandar novos planos a cada rodada.

Já as regiões que, em vermelho, enviaram apenas plano para operar em laranja, devem enviar um plano novo se, em bandeira laranja, quiserem ter regras similares à da bandeira amarela.

A mudança só é automática se o plano enviado já estipular protocolos para cada bandeira.

Drive-ins

O Gabinete de Crise realizou alterações na metodologia e redefiniu os protocolos recomendados para as quatro bandeiras, a partir desta segunda-feira. Em relação aos eventos em drive-in, por exemplo, ficarão vedados em bandeira vermelha, poderão funcionar com 75% das vagas em bandeira laranja e 100% na amarela. O público deve permanecer dentro dos automóveis e a circulação de pessoas só está autorizada para ir aos sanitários, com uso de máscara e fila com distanciamento demarcado.

Academias e clubes

No caso de academias, centros de treinamento, estúdios e similares, a bandeira vermelha permite 25% dos trabalhadores e operação presencial restrita, com distanciamento, sem contato físico, material individual e mínimo de 16m² por pessoa. Já na laranja, 50% dos trabalhadores poderão atuar, com mínimo de 10m² por pessoa. A bandeira amarela permite 60% do total de funcionários e mínimo de 6m² por pessoa.

Os clubes sociais, esportivos e similares de regiões em bandeira vermelha poderão funcionar nos mesmos moldes das academias, mas em bandeiras laranja e amarela, fica permitida a prática de esportes coletivos com contato exclusivo para atletas profissionais.

Convenções

O governo também definiu definidas regras para as convenções partidárias presenciais para as eleições municipais de 2020. É obrigatório o uso de máscara, etiqueta respiratória, higienização dos ambientes, ocupação intercalada de assentos ou mesas e distanciamento social de 9m² entre pessoas no local.