Os gaúchos vão conhecer neste domingo o campeão estadual de 2020. Grêmio e Caxias entram em campo a partir das 16h, na Arena, no duelo de volta da decisão. No primeiro jogo, no meio de semana, em Caxias do Sul, vitória do Tricolor por 2 a 0. O time de Renato Portaluppi pode até perder por um gol de diferença que fica com a taça. Além disso, depois de 30 anos, o clube pode voltar a comemorar um tricampeonato gaúcho.
A competição esteve ameaçada por conta da pandemia de coronavírus. Desde a paralisação, em março, foram dezenas de reuniões com clubes e autoridades para que houvesse o convencimento de que o Gauchão poderia terminar dentro de campo, seguindo um rígido protocolo sanitário. A Arena estará vazia, sem a presença das torcidas, condição imposta pela pandemia neste “novo normal”.
Renato recebeu uma boa notícia na sexta-feira. Pepê fez exame de imagem na coxa esquerda e não teve lesão constatada. O atacante está liberado para jogar. Kannemann e Orejuela, que cumpriram suspensão no jogo de ida, retornam. O desfalque é o volante Matheus Henrique, que levou o terceiro cartão amarelo no Centenário. Lucas Silva é o substituto natural.
A dúvida fica para o aproveitamento ou não de Diego Souza. O centroavante sofreu uma lesão muscular no jogo contra o Flamengo, dia 19. Neste sábado, completou exatos dez dias previstos para sua recuperação. Se a opção for por esperar um pouco mais, Isaque seguirá no time. “Se eu tenho jogadores cansados, com risco de lesão, eu converso e dou uma segurada. Mas todo mundo está à disposição, todo mundo treinou”, garantiu Renato. O treinador pode conquistar neste domingo seu sétimo título desde que assumiu o cargo em 2016. “Eu sempre digo para o meu grupo: para entrar na história do clube, tem que conquistar títulos”, finalizou o técnico do Grêmio.
Caxias busca reverter resultado na Arena
A derrota por 2 a 0 no primeiro jogo da final complicou a situação do Caxias na busca pelo título. Mas o time da Serra já venceu o Grêmio duas vezes este ano, uma delas na Arena, também por 2 a 0, algo que poucas equipes conseguem. O técnico Rafael Lacerda garante que a necessidade de vencer por pelo menos dois gols não vai alterar a forma como a equipe se apresenta.
“O que precisa mudar é o resultado. A nossa estratégia, a maneira de jogar continua a mesma, nós temos o nosso modelo de jogo”, diz o treinador. “Lógico que vamos precisar de uma situação para tentar surpreender, vamos conversar com o grupo sobre isso”, acrescenta.
Mesmo lamentando o resultado do confronto de ida, o Caxias avaliou como satisfatório o desempenho do time. “Vamos ver como esse jogo se desenvolve, o Caxias não vai ficar exposto, não vamos fazer loucura. A gente pode atacar sem ficar exposto. Eu não vejo nenhum time atacar e pressionar o Grêmio lá em cima. Tem que saber jogar, se defender com uma transição rápida”, completou Lacerda.
Campeonato Gaúcho – Final – 2º jogo
Grêmio
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann, Victor Ferraz e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Pepê e Jean Pyerre; Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi
Caxias
Marcelo Pitol; Ivan, Laercio, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto, Diogo Oliveira e Juninho Potiguar; Vinicius Baiano e Bruninho. Técnico: Rafael Lacerda.
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 29/08, às 21h30min