Reafirmadas pré-candidaturas de Paim e Fortunati em Porto Alegre

Progressistas fizeram encontro e definiram vice na chapa. PTB lançou vídeo antecipando tônica da campanha do ex-prefeito

Com as recentes articulações envolvendo os partidos, dois partidos reforçaram pré-candidaturas a prefeito, na tarde desta quinta-feira, em Porto Alegre.

Na sede estadual do Progressistas, lideranças do partido reafirmaram o nome do atual vice-prefeito Gustavo Paim como pré-candidato. O encontro ocorreu enquanto, nos bastidores, surgia o rumor de uma possível desistência de Paim em concorrer.

O vice-prefeito disse, contudo, que pretende ampliar o apoio à coalização. Atualmente, Paim conta com a adesão do PRTB, que indicou o ex-comandante da BM Mario Ikeda como vice, e do Avante.

“É muito bom ver o partido unido. Temos alguns históricos que geraram muitas discussões internas. Mas nesse momento, estamos unidos e isso deve ser comemorado”, disse Paim. Segundo ele, a campanha vai ser baseada na necessidade de recuperar a cidade. “Porto Alegre precisa voltar a ser uma cidade boa de se viver. E o primeiro passo para isso é assumir nosso lado, sem maquiagem, falando a verdade. Ao mesmo tempo, ouvir o lado do outro. Vamos construir a caminhada com propostas concretas e muito diálogo”, disse.

Já o ex-prefeito José Fortunati (PTB) apresentou, em um vídeo publicado em redes sociais, no fim da tarde, aquela que deve ser a tônica da campanha para tentar voltar ao Paço Municipal. Em menos de um minuto, ele defendeu o discurso de terceira via.

“Nem direitista, nem esquerdista. Sou porto-alegrista”, disse ele, no vídeo, que apresentou ainda a identidade visual da pré-campanha. E complementou que não quer que “rótulos” dividam a cidade, “ao invés de unir”. “Unir dá trabalho, mas é a melhor alternativa”. O lançamento se dá no momento que o PTB também discute alianças para a majoritária.

Fortunati governou Porto Alegre entre 2010 e 2016. Inicialmente, se elegeu vice, em 2008, na chapa de José Fogaça (MDB), que renunciou para concorrer ao governo estadual. Depois, venceu as eleições em primeiro turno, em 2012.