A prefeitura de Porto Alegre divulgou, nesta quinta-feira, a abertura de um pregão eletrônico para contratação, gestão e manutenção de um aplicativo para o serviço de táxi. Conforme publicação no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), as propostas devem ser enviadas até as 9h do dia 11 de setembro.
Conforme a prefeitura, a ideia do aplicativo é qualificar o serviço e a segurança dos usuários de táxi. O serviço vai ser remunerado através de cobrança direta ao taxista, de percentual entre 0% e 10%, aplicado sobre o valor cobrado em cada corrida. A empresa a ser selecionada pelo pregão vai responder pela manutenção e funcionamento do aplicativo, gestão das corridas, suporte e cadastro de passageiros e condutores.
O presidente do Sintáxi, Luiz Nozari, avaliou a iniciativa como positiva e sinalizou que, se a ferramente for eficaz, a entidade pode avaliar o encerramento de um aplicativo semelhante, lançado em 2016. “Isso já devia ter sido feito naquela época. Espero que seja mais uma opção para os taxistas, em extrema dificuldade. Se for o caso, se tiver sucesso pleno, talvez nem precise mais do aplicativo do Sintáxi, porque dá muita despesa”, disse.