Covid: Serra encaminha pedido para aderir à cogestão de bandeiras de risco

Quarenta e um dos 49 prefeitos da região aceitaram criação de comitê regional

Prefeito José Carlos Breda. Foto: Ana Júlia Griguol / Divulgação

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do Estado (Amesne) cadastrou e enviou ao governo estadual, na noite dessa quarta-feira, o modelo de cogestão, elaborado pelas Associações de Municípios da macrorregião da Serra. Dos 49 municípios que fazem parte da região, 41 aprovaram e aderiram ao modelo. A cogestão permite que sejam adotadas regras mais brandas que as determinadas pela bandeira vermelha, desde que tão ou mais restritivas que as da bandeira laranja.

O plano, se aprovado pelo governo estadual, deve entrar em vigor sempre que a região for classificada em bandeira vermelha pelo Modelo de Distanciamento Controlado. O presidente da Amesne e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, espera que o modelo de cogestão seja analisado e aprovado entre amanhã e sábado.

Pela proposta dos municípios da Serra, todo o comércio, por exemplo, incluindo o atacadista, pode abrir com metade dos funcionários e 25% da lotação, durante seis dias da semana e por 8 horas diárias, entre 9h e 18h.