Rodrigo Maia vê possibilidade de avanço nas reformas ainda em 2020

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia concedeu entrevista exclusiva à Rádio Guaíba e comentou caso da deputada Flordelis, acusada de assassinar o marido

No domingo (23), Rodrigo Maia defendeu liberdade de imprensa após declarações do presidente Jair Bolsonaro | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados demonstrou otimismo com o trâmite das reformas do governo federal no Legislativo. Rodrigo Maia comentou a questão em entrevista ao programa Bom Dia, da Rádio Guaíbanesta segunda-feira. Na visão do parlamentar do DEM do Rio de Janeiro, a reforma tributária é a mais adiantada.

Rodrigo Maia destacou, entretanto, que espera o avanço das discussões sobre a reforma administrativa. O presidente da Câmara disse acreditar que as pautas sejam aprovadas ainda neste ano ou, mais tardar, no início de 2021. “A [reforma] administrativa, nós estamos esperando a decisão do presidente de encaminhá-la à Câmara dos Deputados para que nós possamos iniciar este debate. O meu sentimento é que a gente tem um bom espaço para que elas possam avançar bem na Câmara dos Deputados ainda este ano”, avaliou. “Eu sou otimista em relação a esses temas. Independente das duas estarem finalizadas este ano, pelo menos finalizar a primeira [tributária] e, a outra [administrativa], finalizar no início do ano que vem”, completou Maia.

Rodrigo Maia disse ser possível analisar a questão da estabilidade de novos servidores públicos, mas vê dificuldade em atacar a questão sobre quem já atua no setor. O presidente da Câmara ainda criticou a criação de um novo imposto, nos moldes da CPFM, conforme interesse do ministro da Economia, Paulo Guedes. “Eu vou aguardar para ver o que ele vai mandar, como é que o Senado vai reagir… Mas eu acho que a criação de um novo imposto, no final, vai acabar gerando, mais uma vez, um aumento da carga tributária. Mais uma vez a sociedade pagando a conta da ineficiência do Estado brasileiro”, postulou.

Rodrigo Maia analisa polêmicas

Rodrigo Maia disse que a Câmara não recebeu nenhum pedido de prisão da deputada Flordelis (PSD-RJ). A parlamentar é acusada de assassinar o marido e foi denunciada pelo Ministério Público nesta segunda-feira. Houve o cumprimento de mandados no apartamento funcional da política em Brasília, mas a prisão não foi feita em razão da imunidade parlamentar. “O MP não pediu ao Judiciário essa parte [prisão], mas toda outra [mandados de busca e apreensão] foi feita lá embaixo, até porque é um crime que não tem nenhuma relação com o mandato”, comentou.

O deputado Rodrigo Maia é presidente da Câmara há quase quatro anos. A lei impede a reeleição dentro de uma mesma legislatura, mas a disputa de uma nova reeleição era cogitada pelo parlamentar. “A Constituição, da forma como está escrita hoje, inviabiliza esta reeleição”, pontuou. “A minha intenção é que eu entregue a presidência da Câmara em 1º de fevereiro a um novo presidente, que terá as mesmas condições de trabalho e que vai conseguir, certamente, um presidente ou uma presidente, para continuar o trabalho de reformas”, finalizou Maia.

Nesse domingo (23), em entrevistas a veículos do centro do país, Rodrigo Maia comentou as declarações do presidente da República em tom de ameaça a um jornalista. Jair Bolsonaro disse que tinha a vontade de encher de porrada a boca de um repórter que questionou o depósito de cheques de Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O presidente da Câmara ressaltou que “a liberdade de imprensa é um valor inegociável na democracia”.