Lideranças partidárias de siglas alinhadas aos campos de centro, centro-direita e direita em Porto Alegre preveem para esta segunda-feira um pronunciamento da vereadora Nádia Gerhard (DEM), no qual ela deve confirmar a desistência em concorrer à prefeitura em 2020. A manifestação é aguardada em especial por lideranças do MDB e do DEM que, de forma ainda reservada, confirmaram ter concluído as negociações para que o DEM fique com a vaga de vice na chapa a ser encabeçada pelo deputado estadual Sebastião Melo (MDB) na corrida municipal. Pelas tratativas, o companheiro de chapa de Melo deve ser o vereador Ricardo Gomes (DEM).
A confirmação da aliança e do nome, bem como a definição da data da convenção municipal do DEM serão feitas, na noite de terça-feira, durante a pré-convenção virtual do partido. Já a convenção do DEM ocorre entre 14 e 15 de setembro.
A do MDB ainda não teve data marcada, mas deve ocorrer entre a segunda e a terceira semanas de setembro. O prazo para realização das convenções partidárias vai de 31 de agosto a 16 de setembro.