Homero Cerqueira é exonerado do cargo de presidente do ICMBio

Coronel Giorge Cerqueira havia sido nomeado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em abril

Entrevista do presidente do ICMBio, Homero George Cerqueira. Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Nomeado em abril de 2019, Homero de Giorge Cerqueira não é mais o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).A exoneração de Cerqueira está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21). A portaria é assinada pelo ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, Walter Souza Braga Netto. Não há indicação de substituto para o cargo.

Cerqueira substituiu Adalberto Eberhard na presidência do ICMBio, que pediu demissão após o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles anunciar que iria abrir processo administrativo disciplinar contra servidores do ICMBio que atuam na sede do instituto no município gaúcho de Mostardas.

ICMBio

O ICMBio é uma autarquia em regime especial, criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516. O instituto é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Cabe ao ICMBio executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação instituídas pela União.