Extraditado pela Argentina, assaltante de bancos chega ao Estado

Vanderlei Lopes foi condenado a 45 anos de prisão por envolvimento a assaltos a bancos com explosivos e reféns; criminoso foi extraditado nesta semana

Criminoso foi extraditado pela Argentina e enviado ao RS pela Polícia Federal | Foto: Divulgação/PF
Criminoso foi extraditado pela Argentina e enviado ao RS pela Polícia Federal | Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal trouxe, para o Rio Grande do Sul, o assaltante de bancos Vanderlei Lopes. O criminoso foi condenado a 45 anos de prisão pelo Judiciário gaúcho e estava detido na Argentina desde 2017. Extraditado pelas autoridades locais, o homem desembarcou na manhã desta sexta-feira no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O transporte foi feito por um avião da Polícia Federal. Agora ele será encaminhado para uma unidade do sistema prisional.

Foragido e incluído na lista da Interpol, Lopes foi capturado na cidade de El Soberbio, no país vizinho. Em 2018, houve uma tentativa de resgate do criminoso, que foi frustrada pelos agentes penitenciários argentinos. A entrega do preso para o Brasil se deu na quarta-feira (19) em Foz do Iguaçu (PR), cidade localizada na Tríplice Fronteira.

O extraditado e seus comparsas foram apontados como responsáveis por ataques a bancos em cidades do interior do Rio Grande do Sul. A quadrilha utilizava armamento pesado, explosivos e reféns como escudos humanos.