Mais uma vez, o governador Eduardo Leite reforçou, nesta tarde, que o diálogo segue em aberto com as partes envolvidas na retomada das aulas presenciais, começando pela Educação Infantil. A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) afirmou, ontem, posição contrária ao retorno das atividades em sala de aula e ainda rejeitou a alternativa sugerida pelo Palácio Piratini de que os prefeitos decidam sobre o retorno presencial de crianças de zero a quatro anos, atendidas em pré-escolas e creches.
Apostando em uma convergência, Leite espera na próxima terça-feira bater o martelo quanto à reabertura. “Não estamos falando de uma imposição de retorno. Estamos tratando de retirar a restrição e permitir o retorno pelo município. Os pais não são obrigados a enviar seus filhos se quiserem. A gente continua dialogando e temos uma reunião que deve avançar para encaminhar uma deliberação na próxima terça-feira”, projetou o governador.
A discussão sobre o calendário escolar é o principal entrave, uma vez que gestores, educadores e pais, de forma majoritária, vêm se mostrando contrários à possibilidade de enviar os alunos, em segurança, para as escolas quando o Rio Grande do Sul segue registrando altas taxas de incidência do coronavírus. As aulas na rede pública e privada seguem ocorrendo de forma remota.
Novas flexibilizações
Durante live, Eduardo Leite também adiantou que há novas flexibilizações no horizonte do estado para serem adotadas na próxima semana. Entre elas, a liberação de eventos corporativos e privados em que o fluxo de pessoal seja mais fácil de controlar. Shows e eventos festivos ficarão para uma segunda etapa.
Com relação à prática esportiva, o governador adiantou que novos protocolos serão editados para autorizar a volta de campeonatos esportivos, indiferente da modalidade, desde que respeitem o protocolo sanitário. Treinos serão liberados com o acesso ao público vedado, como ocorre atualmente. Além disso, as transmissões também serão limitadas a um grupo pequeno de profissionais possa fazer a captação de imagens e áudio a fim de repassar para os demais canais de transmissão.
Cronograma proposto pelo Piratini de retorno do ensino presencial
31/8 – Ensino Infantil (público e privado)
14/9 – Ensino Superior (público e privado)
21/9 – Ensino Médio e Técnico (público e privado)
28/9 – Ensino Fundamental – anos finais (público e privado)
8/10 – Ensino Fundamental – anos iniciais (público e privado)