Covid-19: Pesquisa da UFPel indica um contaminado a cada 82 pessoas no RS

Pesquisa estima que 139 mil gaúchos estejam ou já tenham sido infectados pelo novo coronavírus

Foto: Alina Souza/CP

A penúltima fase da pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sobre a propagação do coronavírus indicou, nesta quinta-feira, que a prevalência da infecção ultrapassou o índice de 1% da população, pela primeira vez, no Rio Grande do Sul. A sétima etapa da Epicovid19-RS apontou que existe um caso confirmado da doença a cada 82 gaúchos.

Pelos números oficiais, o estado já contabiliza mais de 111,5 mil casos, com 2,9 mil mortes. O estudo estima, porém, que a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 seja de 1,22%, totalizando 139 mil habitantes com algum contato com o vírus.

Para realizar o levantamento, os pesquisadores conduziram, no último fim de semana, 4,5 mil testes rápidos e entrevistas em nove cidades gaúchas. Desse total, 55 tiveram resultado positivo. Canoas liderou os novos diagnósticos positivos, com 12.

Nessa fase, os pesquisadores também testaram todos os moradores da residência participante. Em conjunto, os dados apontaram que cerca de um terço das pessoas (33%) que residem com alguém positivado apresente o mesmo resultado para o teste. Os dados mais recentes sugerem, ainda, que a estimativa de casos reais seja 1,4 maior que o número de notificados, efetivamente. Na primeira etapa, essa diferença havia sido de oito vezes; e, na segunda, de 12 vezes.

Em relação às práticas de distanciamento social, o estudo mostra que um terço (32,6%) da população sai de casa diariamente, 54,6% saem para atividades essenciais, como compra de alimentos e medicamentos, e 12,8% se mantêm sempre em casa. A oitava e última fase deve acontecer de 5 a 7 de setembro.