Consulta Popular no RS é marcada para o final de outubro e será virtual

Assembleia da Consulta Popular também serão virtuais; iniciativa prevê destinar R$ 20 milhões em projetos de desenvolvimento regional

Consulta Popular será feita via internet e SMS | Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

O Governo do Estado definiu as datas de votação da Consulta Popular de 2020. Neste ano, em razão da pandemia de Covid-19, o processo será realizado virtualmente, no site do programa e por mensagens de celular. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, o sistema ficará disponível para o voto entre 26 de outubro e 3 de novembro.

O cidadão poderá escolher o destino de R$ 20 milhões de recursos estaduais. Metade da verba será aplicada já em 2021. O restante fica para 2022, a depender da disponibilidade do montante nos cofres do governo. Os projetos escolhidos vão beneficiar 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

O foco da Consulta Popular é o desenvolvimento regional. Segundo o Piratini, será dado destaque a ações que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo. As assembleias que vão definir os projetos em pauta também serão virtuais. O calendário dos eventos vai de 8 de setembro a 6 de outubro.