O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, cumpre agenda oficial em Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira. O general visita o Instituto do Câncer Infantil (ICI), no bairro Santana. Mourão vai conhecer o trabalho desenvolvido pela entidade. Lá, recebe o título de Sócio Benemérito e a Medalha da Coragem, símbolo da luta de crianças e adolescentes com câncer. A vinda do vice-presidente ocorre a convite do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL), autor da lei que cria a política estadual de atenção à oncologia pediátrica, sancionada na semana passada.
Mourão deve permanecer apenas uma hora no local. Além de percorrer a instituição de saúde, ele deve fazer um breve pronunciamento. Para evitar aglomerações em meio à pandemia, a comitiva federal vai ser restrita, inclusive, quanto à cobertura de imprensa. A vistoria deve ocorrer entre 15h30min e 16h30min. Ao término, uma coletiva ocorre no local, com a presença do governador Eduardo Leite, mas já sem o vice-presidente.
Além de autoridades políticas, também participa do encontro o casal Alessandra e Derlei dos Santos, pais da menina Emanuele Mader dos Santos, a “Manu”, paciente oncológica falecida em 2019, que deu nome ao projeto que inspirou o deputado Zucco.
Responsável pela pauta, o parlamentar espera que a nova legislação agilize o atendimento de crianças e adolescentes portadores de câncer, “ampliando as possibilidades de cura e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”.